terça-feira, janeiro 18, 2005

Da Crítica da Razão Enlameada

... ou de como o Kant ainda nos dá cabo da cabeça e o Hegel era um tipo porreiro (porque não se dedicou muito à Filosofia do Direito!)

O meu cérebro fundiu-se, não passa agora de uma massa inerte, sem sentido ou objectivo.
Os meus neurónios morreram, um a um, entre estes quatro exames...
Mas hoje era a pièce de resistence...
Filosofia do Direito. Cadeira obrigatória do 5º ano e impossível de se estudar.
Cérebro calejado nas matérias práticas da praxis jurídica tarde ou nunca se endireita com uma cadeira normativa-dogmática-axiológica-material... Simplesmente, aqueles textos horrorosos não são assimiliados. Estudantes temerários tentaram meios alternativos, como a ganza e os cogumelos mágicos, para ascender a tão profundo conhecimento. Nada, vazio intelectual e com efeitos paralelos curiosos...

Mentes mais experimentadas teleologicamente chegaram a confessar que só com glosas é que o Mal era abatido. Para os incautos e inexperientes neste mundo fantástico, glosa é o conceito técnico-jurídico da elementar cábula... mas shiuuu, isto não se diz nem se faz!
Assim, qual Irmandade do Anel em busca da destruição do One Ring, surgiu a Irmandade da Glosa, em busca da vitória sobre o Mal que é a Filosofia do Direito.
Toca a cabular textos, resumos, tudo!
E no momento certo, glosas e mais glosas surgiram por entre as folhas de ponto e de exame.
Aquilo mais parecia um milagre da multiplicação do papel! "São Rosas, senhor! São Rosas!"

Mas nem assim...
Aquilo era ininteligível...
Senti-me verdadeiramente uma loura burra...!
Nem as cábulas me deram muita ajuda... sobretudo quando caíram no meio chão e com a sala em silêncio... Mas, felizmente, a prof. não se apercebeu...

No fim, a Irmandade da Glosa saiu derrotada.
Em Setembro, há mais... :)

2 Comments:

Blogger Instantes Perdidos said...

Glosas...

Eu nunca fui de cabular muito, mas no meu curso é mais a lógica das matérias que está em discussão.

Agora Glosas??? Já me lembro de auxiliares de memória, cábulas, tira teimas e quartantes, agora Glosas...

Não me lembro, mas chamar glosas a cábulas a cairem no chão é o morrer na praia...

Vá lá sobreviveu, mas só até Setembro...

Boa sorte no resto dos exames...

♥ ♥ ♥ Beijos ♥ ♥ ♥

11:43 da tarde  
Blogger Contas e Cores said...

Xii!! Azar!!;)

12:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home