quarta-feira, setembro 24, 2003

Missa Masculina e Silenciosa...

Ouvi esta notícia pela hora do almoço e não pude deixar de me surpreender: a Igreja Católica Romana instaurou novas proibições a vigorar nas cerimónias eucarísticas, sendo que algumas delas se referem à proibição da participação de mulheres como acólitas e inclusivé nas leituras e à proibição do canto e palmas na missa.

Não sou católica, não sou baptizada, mas desde a tenra infância até praticamente à maioridade, tive um contacto íntimo com a Igreja Católica. Desde sempre que não concordo com certas posições, nem atiudes mas reconheço a sua inflência no mundo inteiro (mesmo não sendo a religião com mais fiéis...).

E em virtude destas proibições, pasmo!
Como é que uma religião tão profundamente enraizada em todo o globo, sobretudo de grande influência no Ocidente (a dita zona mais "avançada" ou "civilizada") toma estas posições em relação à Mulher?! Gostaria de saber no que se baseiam para estabalecerem estas coisas... E os cânticos? Se mais alegria e jovialidade trazem?!
Enfim, é por estas e por outras que eu noutras épocas teria sido queimada viva... Simplesmente não consigo entender e também não consigo entender quem consegue seguir uma religião tão dogmática e impõe verdadeiros disparates como este. Adiante...